estudo

 

Com as férias de meio do ano chegando, é a hora de se preparar para mais um semestre de atividades e  estudo.  Nada melhor que começá-lo a todo vapor, principalmente se você possui outras ocupações extracurriculares, como esportes, trabalho ou apenas matérias difíceis.

Por isso, é importante que você tenha um horário de estudo bem organizado e que corte algumas responsabilidades durante esse tempo. Existem algumas maneiras de organizar para que isso seja resolvido.

Veja algumas dicas para se organizar o seu horário.

 

O mais importante para organizar o seu horário de estudo é encontrar um sistema que se encaixe na sua realidade. Uma das opções é estudar um pouco de cada nos seus momentos livres. 

Você pode organizar isso em um calendário e ajustar o que for preciso. Esse método é importante para criar um hábito de estudo, pois será mais efetivo no final das contas. Mas você deve priorizar isso na sua agenda.

Não esqueça de prestar atenção nas suas necessidades e sempre observe o que você aprendeu, se guardou o material na memória ou se precisa fazer uma revisão antes de entrar de cabeça em uma nova atividade.

 

Pode ser difícil mas é importante que você mantenha o seu planejamento de estudo. Temos uma forte tendência à procrastinação e isso pode ser evitado com uma uma organização e se comprometendo-se com esse seu cronograma.

Uma dica importante é manter deadlines para você mesmo, ele deve ser dias antes da data oficial da entrega e é uma maneira de enganar o seu subconsciente para que você deixe a procrastinação de lado.

Além disso, você deve estimar o seu tempo que você vai precisar para estudar. Faça o planejamento e quanto tempo isso vai levar. Pode demorar uma hora ou mais, então planeje seu dia em volta disso e adicione um intervalo de, pelo menos, dez minutos para fazer algo que você goste e lhe distraia do seu estudo.

Isso é muito importante para que você mantenha o foco e se sinta revigorado.

 

A organização é fundamental para o seu estudo, e uma das dicas para se manter organizado é manter tudo em escrito. Isso ajuda a manter tudo organizado e sua mente saberá onde encontrar tudo que você precisa.

Além disso, faça uma lista de tarefas para incentivo da sua produtividade, e inclua até mesmo as suas tarefas menores, como enviar um e-mail. Ao cortar os itens feitos, você se sente mais incentivado para cumprir as outras.

Essa lista deve ser feita na noite anterior, ao finalizar o dia, ou na manhã seguinte para que você tenha a visão completa do que deve ser feito. Sempre pense a frente do seu tempo.

Em conclusão, coloque essas dicas em prática para ser mais produtivo e ter uma organização melhor na hora de estudar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.