produtividade

A sua rotina matinal é o que irá definir o seu estilo de vida e as suas preferências, enquanto você oferece o seu maior nível de produtividade do seu dia. Então, desenvolvê-la é essencial. Mais que isso, você precisa se conhecer para conseguir organizar o seu planejamento da manhã, pois nem tudo funciona com todo mundo.

Mas tudo tem um lado bom, e nesse caso, existem algumas práticas que funcionam muito bem com diversas pessoas em diferentes rotinas. Veja algumas delas para ajudar na formação da sua própria rotina matinal e na sua produtividade.

 

Nem todo empresário de sucesso realmente acorda cedo, mas boa parte deles sim. Entre eles, Tim Cook, CEO da Apple, Jack Dorsey, CEO do Twitter, e Howard Schultz, principal executivo do Starbucks.

Além disso, de acordo com pesquisas, começando o dia antes do sol nascer lhe oferece mais tempo para se exercitar e meditar, fazer alguma atividade doméstica, como passar com o cachorro, aproveitar o tempo com a sua família e estar a frente de tudo quando as suas tarefas começarem.

 

Quando finalizamos um dia de trabalho, temos noção do que precisamos fazer na manhã seguinte. Então, antes de finalizar, faça uma lista de tudo que deve ser feito. A dica do empresário Kevin O’Leary do Shark Tank é anotar até as coisas aleatórias, como enviar um e-mail ou fazer uma ligação.

Esse é um primeiro passo para um dia mais produtivo, como se tivesse tirando um bloqueio da sua rotina matinal. Tente fazer isso em casa.

 

Como o autor Mark Twain uma vez disse: Coma uma sapo logo de manhã e nada pior que isso acontecerá no resto do seu dia. Ou seja, faça o que é mais difícil logo de cara e nada poderá ser maior que isso.

Isso porque pela manhã a sua mente está livre, cheia de energia, e tudo está mais calmo, seja no escritório ou no home office, e você ainda não está sobrecarregado com as funções do trabalho. É uma oportunidade de priorizar algo importante ou desafiador antes que tudo comece a desviar o seu foco.

Além disso, você ainda ganha uma sensação momentânea de dever cumprido antes mesmo das 10 horas da manhã. E um dia que começa assim, só pode ser ótimo!

 

Os principais empresários bem sucedidos do mundo moderno priorizam os exercícios pela manhã, assim que acordam. Isso ajuda a aumentar a sua energia, motivação, produtividade e resistência física e mental.

Além disso, muitos deles consideram o exercício físico pela manhã o responsável pela sua produtividade e pelo melhor funcionamento do cérebro. E as pesquisas já sugerem uma relação entre perspicácia mental, memória e exercício.

De acordo com o Jornal da Harvard Medical School, os exercícios físicos fazem com que o cérebro libere uma substância química chamada fator neurotrófico, que aumenta a função cerebral.

Já o café da manhã saudável, cheio de proteínas, pode aumentar o seu foco e produtividade durante o dia. Além disso, ele deve ser balanceado, com fibras, carboidratos e proteína magra. Isso ajuda a regular o nível de açúcar no sangue e oferece a sensação de satisfação por mais tempo.

 

O Cansaço da Decisão é real. E significa a deterioração na qualidade das decisões tomadas após uma longa sessão de tomadas de decisão. Ou seja, após fazer essa repetição muitas vezes, seu cérebro não aguenta mais e precisa de um tempo.

Por isso, não sacrifique o seu poder mental com decisões menores e minimize isso criando uma rotina para as suas escolhas, como o que vestir e comer em dias específicos. É por isso que Mark Zuckerberg usa, basicamente, as mesmas roupas todos os dias. 

Além das dicas acima, também escolha meditar, dormir o suficiente, passar tempo com a família e se manter longe do celular e outros aparelhos eletrônicos. Dessa forma, você conseguirá criar uma rotina matinal e ainda dar um gás na sua produtividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.