procrastinação

Você já se perguntou por que permitimos que a procrastinação seja um hábito? 

A resposta mais simples seria preguiça, mas podem existir diversos outros motivos para a procrastinação. Na psicologia, acredita-se que as pessoas nessa situação tem um senso de tempo diferente. Ou seja, eles acreditam que possuem mais tempo do que realmente possuem.

Mas pesquisas recentes afirmam que a procrastinação está ligada a dificuldade de organização e a angústia, isso porque as pessoas se sentem culpadas por terem uma certa aversão às tarefas, por serem chatas ou difíceis demais.

Se o intuito é causar menos estresse, essa técnica de procrastinar a tarefa pode causar ainda mais frustração a longo prazo. Por isso, veja algumas dicas para evitar esse processo.

 

1- Tire toda a realidade negativa e pessimista

A maior razão para a procrastinação é que as pessoas fazem da tarefa um grande problema. Mas a sua atividade não deve ser vista como insuportável. A realidade é que por mais chata que seja, isso não vai acabar com você.

A procrastinação está relacionada ao estresse, pois é isso que sentimos quando evitamos algo que precisa ser feito. Então, sempre mantenha uma perspectiva positiva, pode não ser a sua atividade favorita mas você consegue passar por ela.

 

 2- Foque nos porquês e evite a procrastinação

Quem procrastina, foca nos ganhos a curto prazo, quando deveria estar pensando no oposto. Por isso, ao invés de estar tentando entender por que precisa realizar certa tarefa, preste atenção nos benefícios que você tem com ela.

Por exemplo, quando tiver que limpar o guarda-roupa ou um armário, imagine como vai ser quando estiver tudo organizado e como você se sentirá com isso. É um ótimo método para ajudar a completar a tarefa.

 

3- Tenha um calendário

Essa é a dica principal para ter organização. Ter um calendário é essencial para que os seus projetos sejam feitos, e não “quando você tiver tempo”. Dessa forma, você poderá arrumar o seu horário e seu tempo da forma que ficará melhor, como se fosse uma reunião importante.

 

4- Seja realista 

Ao organizar o seu calendário, você deve estar se preparando para ter sucesso na sua missão. Dependendo da atividade e do projeto, eles podem demorar mais do que o esperado. Por isso, se programe sempre com tempo extra. 

Além disso, faça de tudo para facilitar a sua vida. Por exemplo, se você sabe que não é muito produtivo pela manhã, organize as suas tarefas para a parte da tarde e não espere que vá acordar cedo para realizá-las.

 

5- Parta em pedaços

Muitas das vezes, uma tarefa é muito longa para ser feita de uma vez só, por isso, a procrastinação acontece. Então, não tem problema que a atividade seja cortada em pedaços para ser mais gerenciável.

Por exemplo, se quiser escrever um livro, trace um plano para seguir, identifique os capítulos, encontre as seções deles, para que assim você comece a escrever o conteúdo por parte.

Esses pequenos passos farão com que você não se sinta muito sobrecarregado com a tarefa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.