fbpx

A importância de se orientar por dados (data driven) e não somente a intuição

data driven

Com o avanço da tecnologia, o uso e análise de dados está se tornando cada vez mais importante. É uma peça fundamental nas tomadas de decisões e planejamento de estratégias das empresas, obtendo vantagens competitivas. Para isso, a empresa precisa ser data driven.

 


Esse termo fala sobre os processos organizacionais orientados por dados. É quando a empresa toma decisões a partir das informações obtidas por meio de coleta e análise, e não na própria intuição ou baseada em experiências. 

 


O data driven é mais que uma ferramenta, e sim, uma metodologia organizacional para que as empresas tenham uma ideia mais precisa sobre seus negócios. Com esse modo, é possível ter maior aproveitamento das oportunidades e prevendo os possíveis problemas. 

 


Para que toda a metodologia funcione, essas empresas coletam dados das mais variadas fontes, sejam elas internas ou externas. Seguido de um cruzamento de informações que disponibiliza o panorama completo e mais claro do mercado, e da própria organização. 

 


A importância de se orientar por dados

 


Pelo conceito, é possível ver que o data driven é importante para a gestão de uma empresa. É uma oportunidade de guiar todas as decisões da empresa com dados sobre o público e o mercado em que o negócio está inserido.

 


Além disso, o data driven oferece benefícios para as empresas que utilizam essa metodologia. Como a redução de custos, derivada da gestão de risco preventiva e elaborada, e do uso da tecnologia nos setores do negócio permitindo que os recursos tenham o aproveitamento máximo.

 


De acordo com a revista Harvard Business Review, mil empresas presentes na lista da Fortune foram analisadas e 48% delas se orientam por dados e tiveram uma redução de custos ao implementar esse método.

Além disso, algumas situações se repetem ao longo dos anos e com a data driven é possível estar à frente disso, com uma capacidade de predição. É possível identificar questões, como a necessidade de mais funcionários, e colocá-las no planejamento.

 

 

A otimização dos processos também é um dos benefícios do data driven. Os dados coletados podem ser úteis em muitos casos, sendo eles para a empresa realizar campanhas mais assertivas e investir o orçamento em algo que trará resultados.

 

 

O mercado está cada vez mais competitivo, e não estamos falando somente da inserção de novos métodos, mas também no aprimoramento de processos e metodologias já existentes em busca de maior consolidação. 

 

 

Como aplicar na empresa ?

 

 

Já sabemos que data driven é importante, mas é mais importante ainda saber como aplicar isso na gestão da sua empresa.

 

 

Para isso, tenha um objetivo bem claro e definido, sabendo quais metas deseja alcançar ao utilizar os dados. Apesar de ser uma consequência, a redução de custos também deve ser considerada nesse processo. 

 

 

Além disso, aplique essa metodologia a todos os colaboradores da sua empresa. Eles precisam ver que o uso de dados irá trazer benefícios e melhorias para a empresa, podendo identificar o que cada funcionário poderá contribuir para o negócio.

 

 

Por fim, trabalhe com ferramentas e software que você possa confiar. Uma plataforma no qual você possa contar para fazer uma análise segura dos dados e possa mexer com eles de forma livre.

 

 

Os dados não são mais um diferencial, e sim, essencial. 

inscreva-se para receber novas atualizações de artigos

Localização

Rua Bandeira Paulista, 530
Itaim Bibi, São Paulo – SP