fbpx

Como estimular a criatividade no cotidiano empresarial

criatividade

Muitos acreditam que a criatividade é um dom, mas isso é um mito, definitivamente. Na verdade, é o acúmulo de repertório que estamos expostos, ou seja, tudo vemos, ouvimos, lemos e tocamos contribui para o estímulo para a imaginação.

E para a criatividade estar sempre presente, é necessário praticar, ser uma pessoa curiosa e estar aberto a novas possibilidades, uma ideia que as empresas devem levar em consideração atualmente. A cultura organizacional está sempre em evolução, e as empresas que conseguem acompanhar isso, são diferenciais no mercado.

A criatividade e inovação caminham lado a lado para o sucesso da empresa.

 


Como estimular a criatividade ?

Fazer com que os colaboradores da sua empresa utilizem toda a criatividade pode ser uma tarefa complicada, mas existem meios de fazer isso acontecer. Um deles, é experimentar abordagens diferentes com a sua equipe, dando espaço para iniciativas diferentes e encorajá-los a pensar fora da caixinha.

O ambiente de trabalho também contribui para o estímulo da criatividade. Alguns exemplos de mudanças são: refeição gratuita, excursões entre equipes, incentivos financeiros, participação em eventos e desconto em academias. Tudo isso para eliminar o estresse do trabalho e transformar o espaço em algo mais estimulante para a imaginação.

Brainstorming e laboratório de ideias também é indicado. A primeira opção consiste em estimular o pensamento e os participantes do processo, expressam as suas associações as ideias propostas. Enquanto o laboratório é um lugar na empresa destinado para esse tipo de procedimento. Uma sala com livros, vídeos, quadros, jogos, post-its, lápis de cor e papéis para estimular ainda mais a criatividade.

É de suma importância a documentação de qualquer ideia que surja, guarde da maneira que preferir, em bloco de papel ou no celular. Dessa forma, não terá riscos de ter um grande insight e esquecer depois.

Uma equipe incentivada também tem maior criatividade. Todos nós reagimos melhor com elogios, por isso, ofereça benefícios aos seus colaboradores, como viagens, cursos de qualificação, bonificações, feedbacks e reconhecimento público.

Além disso, oriente os líderes para que eles tenham um pensamento voltado para a criatividade, a fim de disseminar esse comportamento por toda empresa. E oriente seus colaboradores também. Em muitos casos, eles não possuem muita afinidade com a criatividade e não se sentem confortáveis em dinâmicas ou atividades direcionadas para o estímulo.

A criatividade é essencial para a resolução de problemas e o aumento da produção dos processos, sendo um fator-chave para a empresa ter menos falhas e obter menos queixas. É a tendência para o futuro do mercado, invista nesse processo.

inscreva-se para receber novas atualizações de artigos

Localização

Rua Bandeira Paulista, 530
Itaim Bibi, São Paulo – SP