fbpx

Transformação e gestão: esse é o estilo de liderança que desejamos?

As organizações não mudam, o que muda são as pessoas que fazem parte delas.

Diante desta afirmativa, cabe aos líderes orientarem as suas equipes, e consequentemente as empresas, a um novo patamar de performance, incentivando a experimentação e o aprendizado contínuo para modelar a mudança. E a postura do líder irá marcar o ritmo e o sucesso da equipe.

Vamos analisar um exemplo:  o gerente de uma equipe costuma postergar suas decisões sobre os mais variados assuntos, nunca ouve ou apoia as mudanças que surgem no ambiente. Qual será a interpretação da equipe sobre as ”mensagens” transmitidas pelo seu líder? A tendência, neste caso, é a desmotivação e a redução das ideias geradas para melhorar o dia-a-dia da equipe e, principalmente, a desconfiança de que as coisas vão se transformar também começa a tomar forma. A equipe começa a se questionar: esse é o estilo de liderança que desejamos?

Com isso, as melhorias ficam estagnadas, os resultados não aparecem e as pessoas começam a se mobilizar para procurar novas áreas e desafios, o que levará a impacto significativo no clima, e a custos extra orçamento para formação de uma nova equipe, como contratação e treinamento.

É também muito comum percebermos que as tomadas de decisão acontecem em ambientes de incerteza e ambiguidade. Portanto, torna-se essencial a rápida implementação de soluções e uma boa estratégia para isso é a criação de protótipos para testes em ambientes menores e controlados. Ou seja, antes de aplicar uma solução para todo o cenário planejado, é fundamental um projeto piloto para se verificar as eventuais falhas de execução que podem acontecer. Desta forma, os erros serão corrigidos e logo a solução é expandida, reduzindo a ansiedade e o receio, e minimizando o risco de paralisia da equipe diante da nova forma de atuação.

Na jornada da transformação, os membros da equipe devem se perguntar: qual é a minha responsabilidade para que dê certo? O processo de mudança deveria ter início na transformação individual de cada colaborador.

Localização

Rua Bandeira Paulista, 530
Itaim Bibi, São Paulo – SP